Desinsetização

O termo dedetização é utilizado genericamente para a designação do combate  a animais sinantrópicos, que engloba dentre muitos outros as ratos, baratas, carrapatos, lacrais, pulga, aranhas. Este nome surgiu baseado no DDT (sigla deDicloro-Difenil-Tricloroetano), que foi o primeiro pesticida moderno utilizado em larga escala.

Atualmente, o uso de DDT é proibido no Brasil, pois o mesmo é cancerígeno, se acumula ao longo da cadeia alimentar e causando inúmeros outros efeitos adversos na vida animal e no meio ambiente em geral. Outros produtos, mais seguros, são utilizados no lugar do DDT, mas o nome “dedetizadora” continua consolidado, e “dedetização” aplicas-se para o controle de pragas em geral. Especificamente para insetos, podemos utilizar a palavra “desinsetização”. A palavra é especifica para o grupo, abrangendo boa parte das principais infestações domésticas. Nele englobam-se moscas, brocas, traças, baratas, mosquitos, pulgas, percevejos, formigas e até cupins.

A desinsetização tem suas ressalvas, pois alguns inseticidas e veículos em que ele é diluído podem causar reação alérgica severa, principalmente em pessoas sensíveis ou imunosuprimidas. Dependendo do produto utilizado, o ideal para sua segurança é manter uma quarentena no local tratado por 24 horas, e que pessoas alérgicas, doentes e crianças só retornem aos ambientes tratados ao fim de qualquer odor. O procedimento deve ser executado por uma empresa séria, seguindo a metodologia correta e utilizando os equipamentos de proteção necessário, e é indispensável que o cliente siga as orientações da mesma.

Desratização

Por se tratar de uma pratica executada desde as antiguidades, o controle de roedores ainda tende a ser tratado como algo “caseiro”. O uso indiscriminado de agrotóxicos, como o chumbinho, não só trazem risco ao seu lar, como também costumam não trazer os resultados desejados.

Descupinização

Os conhecidos como cupins de madeira seca (gênero Cryptotermes), são facilmente reconhecidos em nossas residências por aquele “pozinho”, neste caso na verdade grânulos, que jogam fora por orifícios que fazem no madeiramento infestado. Cabe ressaltar que há outros insetos xilófagos, cujas larvas que possuemo mesmo hábito, mas o tratamento deles é similar ao do Cryptotermes. Para o tratamento deste cupim, é necessário injetar solução cupinicida nas câmaras ecanalículos que ele criou e habita no madeiramento.

Dedetização

Os municípios de Niterói e São Gonçalo estão em franca expansão. A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio deJaneiro, e São Gonçalo já é o segundo município mais populoso do Estado (16° doPaís). Neste estagio do processo de desenvolvimento, em relação à infestações, os municípios tendem à estar sujeitos tanto aos efeitos da vegetação nativa que vem sendo substituída, quanto a ação da urbanização.